terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O não triângulo amoroso em Lost Girl

 "O amor conquista todas as coisas."
By Virgílio (70-19 AC)
{Lost Girl}
A série gira em torno de Bo, uma jovem que pertence à raça de seres conhecidos como súcubo, que sobrevivem sugando a energia sexual dos seres humanos. Porém, Bo foi criada por humanos e desconhece completamente esse fato. Mais tarde ela descobre que é uma das Fae, criaturas lendárias, que vivem entre os seres humanos, se alimentando deles, secretamente, há milênios. Aliviada e ao mesmo tempo horrorizada ao descobrir que não está sozinha, Bo decide tomar o caminho do meio entre os humanos e os Fae enquanto embarca em uma missão pessoal para desvendar os segredos de sua origem. (Adaptado do Wikipédia)


O meu gostar da série foi muito mais do que simples entretenimento, os relacionamentos abordados no seriado me fisgou a atenção. Não gosto de coisas escrachadas, e Lost Girl traz sentimentos embutidos nos personagens e que, muitas vezes, nem precisam ser declarados - você consegue perceber - e faz uma combinação perfeita com a ótima interpretação dos atores e o trabalho do escritor e dos produtores.

O texto está repleto de S P O I L E R S da série e se você é como eu que odeia saber antes, fique à vontade para pular o post. Mas as imagens estão liberadas de spoilers, pode olhar o quanto quiser, eu deixo.


É complicado explicar, mas parece que sinto e entendo o que os personagens sentem. É muito forte. E muitas vezes não é preciso ser falado, pois um olhar já revela o sentimento mais profundo de determinado personagem - isso, ou eu estou viajando, daí ignora.

Quero falar do triângulo amoroso em que Lost Girl gira em torno: Dyson-Bo-Lauren. E quero falar porque tem muito o que se falar, são puros sentimentos. A indecisão da Bo (Anna Silk) em relação aos dois foi colocada desde o início e até agora permanece em incógnita - ao meu ver, não. Não, porque essa questão já foi respondida lá no início e depois várias e várias vezes com o passar das temporadas.


Dyson (Kris Holden-Ried), como lobo, tem fidelidade eterna para aquele que o lidera. Ele, na verdade é um soldado do "exército Bo". Não tem como duas pessoas que se amam, lutarem em uma guerra juntos, pois os dois perdem o foco sempre que vê o outro em iminente perigo. Daí as proibições de relacionamento em determinados ambientes de trabalho. Bo ama Dyson, assim como alguém ama seu cachorro, o seu "fiel companheiro". Acredito que não seja tão coincidência o fato de Dyson ser um lobo na série, que tem como característica a fidelidade ao seu dono, - ele poderia ser qualquer coisa que o escritor quisesse.


Lauren (Zoie Palmer), por outro lado, representa a realidade em que Bo cresceu, humana. E é a mesma realidade em que ela escolhe viver, e traz como objetivo de vida, manter a paz entre os Faes e humanos. "Eu recuso a luz e as trevas", ou seja, recusa Fae, por assim dizer. Conforme o tempo passa, Lauren evolui gradativamente até chegar ao ponto de conseguir transformar um Fae em humano, - ela é extraordinária! Segundo Lauren, ela faz o que faz para ajudar Bo sempre que precisar. E ainda, Lauren afirma ser nem luz, nem trevas, e sim da Bo.

Há aquele dilema que impede elas de ficarem juntas: uma mortal e outra imortal. Espera, quem disse que isso é um impedimento? Lauren como eu já disse é extraordinária no que faz. Por que não se transformar em Fae? Ou então, transformar Bo em humana? Por enquanto está tudo certo, mais tarde elas dão um jeito.


E quanto ao triângulo? Se você pensar bem, não há triângulo, apenas a confusão de sentimentos de Bo. Dyson e Bo não chegou a ser real. Bo sentiu-se atraída por ele, porque Dyson foi o primeiro cara que ela sugou a energia sem matá-lo. Então ela aproveita o que ganhou, - um "boy toy". Depois, a relação deles só começou a ficar mais séria depois de Lauren magoar Bo. O sentimento de ter sido enganada - por aquela que ela realmente ama -, a fez correr para os braços do cara que estava lá por ela, - de novo, o lobo fiel.

Depois, na primeira desilusão de Bo em relação ao Dyson, para quem ela corre? Lauren, óbvio. E claro que não foi tão fácil assim, - do contrário, qual seria a graça? Dyson abre mão de seu amor por Bo para salvá-la, isso todos entenderam, inclusive ela, porém, antes de revelar seu feito, o lobo foge para a floresta para sofrer sozinho - é de cortar o coração, sério, quase chorei -, e quando retorna é todo grosso e distante da Bo e ainda hesita em contar a verdade. Bo encontra seu porto seguro em Lauren, mas não quer tomar partido, pois está magoada com Dyson, e não quer se envolver com Lauren só para diminuir sua dor e esquecê-lo, - muito nobre de sua parte.


Quando Bo está pronta para Lauren, eis que surge algo maior para atrapalhar: Lauren tem uma namorada, - em coma, e é por isso que ela se juntou à Luz, mais especificamente ao Ash passado. Descobrimos também que aquele Ash foi a causa do coma de Nadia (Athena Karkanis) e que existe um jeito de salvá-la. Bo não hesita e move céus e montanhas para salvar "a outra" que Lauren ama. Ama ou amava, porque ela alega que se apaixonou por Bo no primeiro segundo em que a viu, - para mim, ama com o sentimento de culpa, pois ela acredita ser a responsável por tê-la amaldiçoado. Além disso, Bo acredita que pode livrar Lauren da submissão do novo Ash. Quer prova de amor maior que esta? Bom, tem mais!

"Isso é só um tempo, não é?" - Bo

Depois de conseguir salvar Nadia, Bo tem que conviver com o fato de que Lauren tem outra e está feliz. Aquele ditado "se você ama alguém, deixe-o ir, e se voltar para você isso é certamente como você vai saber" se encaixa aqui (e mais para frente também). Lauren volta para Bo e temos uma meia temporada de arco-íris, flores e etc, até Lauren se esgotar. Elas terminam e no fundo Bo sabe que realmente é "só um tempo" que Lauren precisa. E precisava mesmo, o término foi um mal necessário para o que viria mais para frente, Lauren evolui ainda mais suas capacidades como médica e também como pessoa.


Na quarta temporada da série, Rayner (Kyle Schmid) entra na vida de Bo, causa uma revolta em todos que a cercam, especialmente Dyson e Lauren, que questionam o lugar dele no triângulo. Apesar de escolher Rayner, eles dois ainda permanecem ao lado dela, - sempre. O engraçado é que quando Lauren pergunta "você escolhe ele?", Bo responde "eu escolhi você, e você partiu meu coração". O ditado ali de cima, agora é para Lauren. Com o passar dos episódios, vemos que Rayner não é um novo amor e sim um novo soldado ao exército Bo.


Ainda na terceira temporada, enquanto Lauren some, Bo acha um colar que Lauren ia dar para ela. Bo diz "realmente era só um tempo". Mais para frente, no quarto ano da série, Bo põe o colar no pescoço e vai salvá-la novamente. Nesse resgate temos dois lindos diálogos: "Não deveria ter vindo" - L; "Eu sempre venho" - B; "Graças à Deusa" - L; e depois: "Você está usando" (o colar) - L; "Eu amei ele" - Bo.

Não tenho dúvidas de que Lauren e Bo são o casal do triângulo imaginário. E tudo que comentei dá para ler nas entrelinhas da série, preste atenção. A menos é claro, que o escritor pire o cabeção e resolva mudar todo o contexto. Ele pode, infelizmente.


Por fim, deixo claro que não estou defendendo #TeamLauren por serem mulheres e blá, blá, blá. Defendo aqui e na minha vida, o AMOR. Acredito que uma pessoa é livre para amar quem quer que ela ame, homem ou mulher, do mesmo gênero que o seu ou não, todos merecem viver o amor.

14 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito. É isso mesmo!

Unknown disse...

Amei o texto!
E ja estou seguindo o blog pelo simples fato de você enxergar o amor REAL independente de sexo! E isso foi uma das coisas que mais me chamou a atenção no seriado, pois mesmo sendo lesbica, nunca assisti, por exemplo, o seriado The L World. Achei magnifico o fato de colorarem de forma simples e natural 2 mulheres se relacionarem e se apaixonarem. Curti muito o teu blog e ja virei fã! ^___^

Kaka disse...

Obrigada Carla, é com comentários como o seu que me motiva a continuar escrevendo aqui (mesmo que raramente). Ganhei o dia com seu comentário!

Sobre The L World, é um bom seriado. Tem drama e comédia na dose certa. A série foge do simples e natural, para mostrar um lado mais complexo, mas não deixa de ser muito boa.

Unknown disse...

Já voltei aqui, viu!? rsrsrs
Curti mesmo o teu blog e já que você deu um "ok" pro seriado The L world, vou dar um voto de confiança e vou assistir! ;)
Apareça sempre que puder! Você escreve maravilhosamente bem!
Tudo de bom pra você!

Liana Fernandes disse...

Eu concordo com você, também acho que Bo ama romanticamente Lauren e que Dyson é como uma válvula de escape [cura] LITERALMENTE.

Estou na primeira temporada ainda, nem imagino o que ainda está por vir. Mas te digo que minha relação de amor e ódio com a Lauren é instável, depois que as duas fizeram amor pela primeira vez, ela agir daquela forma insensível, ainda estou tentando digerir.

GarotaBooks disse...

Só li verdades em suas palavras..
Parabéns... Amei! 😍❤

Unknown disse...

Concordo plenamente com o seu texto, a Bo ama a Lauren.

Unknown disse...

Acabei de assistir a série e concordo em tdo que vc escreveu, desde o inicio a Bo deixou claro q seria a Luren a escolhida, o amor que ela sentiu pela medica era completamente diferente dq sentia pelo Dyson. vc falou tdo q penso e percebe na serie, Parabens! 👏👊😉

Unknown disse...

Acabei de assistir a série e concordo em tdo que vc escreveu, desde o inicio a Bo deixou claro q seria a Luren a escolhida, o amor que ela sentiu pela medica era completamente diferente dq sentia pelo Dyson. vc falou tdo q penso e percebe na serie, Parabens! 👏👊😉

Unknown disse...

Amei concordo com o que você falou tudo mais tudo mesmo que penso sobre a série é bo ama realmente a Louren uma amo de alma ume amor puro e sincero bo sempre deixa claro que a Lauren é escolhida e sempre será ela. ..

Kassya disse...

Com quem ela fica?

Kaka disse...

Kassya Rayanny na época da postagem a série estava na quarta temporada. Na quinta e última temporada, elas ficam juntas na series finale. Tão lindo.
Não assistiu a série ainda? É excelente, corre lá!

Unknown disse...

Pq a lauren termina com a bo na 5 temporada Episódio 12????

Juh *-* disse...

Triste. Estou vendo a série e quis saber c quem ela fica. Sinceramente acho essa Lauren super sem sal. Sem dizer que nas temporadas iniciais ela quase nem aparecia, nem sentia falta só servia pra botar ciúme no lobinho kkkkk Pena que desde do início simpatizei c Dyson, ele merecia um final digno. Preferia a Bo com harém do q em relacionamento sério c a médica 😒